A Assembleia Legislativa promove audiên
cia pública nesta quarta-feira (9) para comemorar os 70 anos da Empresa de Autogestão em Saúde (Geap). O evento, proposto pelo deputado estadual Fernando Mineiro (PT), será às 14h, no Plenarinho.
Para a audiência foram convidados o presidente do Conselho Nacional de Administração (Conad) da Geap, Ronald Acioli; o diretor executivo da Geap/RN, Luis Carlos Saraiva; a gerente estadual da Geap/RN, Ana Luísa Coutinho; a gerente de Controle e Qualidade da Geap/RN, Rosangela Maria Fonseca, e a beneficiária Normélia de Melo.
Sem fins lucrativos, a Geap reverte todos os seus recursos para a assistência integral dos seus mais de 600 mil beneficiários. É a operadora que agrega o maior número de idosos, com 45% da carteira de beneficiários composta por pessoas a partir de 60 anos.
Mais
A Geap Autogestão em Saúde começou a escrever a sua história no dia 29 de setembro de 1945, quando foi criada com o nome de Assistência Patronal dos Servidores do Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (Iapi), idealizada por Hélio Beltrão, na época agente administrativo do instituto.
Depois de passar por várias mudanças, em 2005 se tornou a primeira operadora de autogestão do país a obter o registro definitivo concedido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). No mesmo ano, passou a compor o quadro de dirigentes da União Nacional das Instituições de Autogestão (Unidas).
Em 2013, a Geap – Fundação de Seguridade Social passou por uma cisão, tendo suas atividades (saúde e previdência) segregadas. Duas instituições independentes foram criadas: a Geap Autogestão em Saúde, para administrar os planos de saúde, e a Fundação Geap Previdência, responsável pela gestão dos planos previdenciários.